segunda-feira, 16 de março de 2009

Calons falam uma língua desconhecida

Algumas palavras do idioma caló:


Halilú- Bom dia

Alú- Boa tarde

Suvinhá- Boa noite

Achupé?- Como vai você?

Bani- Galinha

Perro- Cachorro (como se pode ver, influência do espanhol)

Cocha- Tomate

Eu falo- Jariãens.

Balevais- Banha

Calom- Língua.

Papíri- Jornal.

Raia- Almoço.

Radên- Dinheiro.

Ranon idi kêla- Eu escuto rádio.

Hanin di kêla- Tu escutas rádio.

Ranon xunela- Eu falo.

Nokohôn- Ele.

Nokuhín- Ela.

Adikêla- Eles.

Ahuín- elas

Nosíri- Vocês.

Gahon- Adulto.

Xindá- Pescar.

Xundêla/ Xodá- Silêncio.

5 comentários:

  1. Que coisa linda, saber um pouco mais desse povo!
    Uma cultura milenar incrível, também não sou cigana, mas tenho por eles um carinho especial...
    rsrsrs...quem sabe ja fui um dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou descendente dos Calons de Andaluzia (através de meus bisos), mas não sou cigana (infelizmente), mas adoro este povo tão sofrido, discriminado e ao mesmo tempo, forte, alegre, altaneiro e destemido !!!
    Optchá, povo Cigano !!! Admiro vcs !!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de adquirir o CD do Grupo Calon, acho fantástico o Trabalho deles, parabéns pelo site é muito bonito de muito bom gosto. Desde já agradeço. meu e-mail jaurimachado@ig.com.br
    Sou diretor de Cultura em Esteio no Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  4. ACHO QUE TAMBEM JA FUI CALON UM DIA SOU FACINADO POR ELES E JA ESTOU COMECANDO A SEGUIR OS CIGANOS NO MEU MODO DE SER

    ResponderExcluir