sábado, 21 de março de 2009

Bandeira cigana





















Os ciganos, apesar de viverem em acampamentos possuem uma bandeira.

A bandeira como está foi instituída como símbolo internacional de todos os ciganos do mundo no ano de 1971, pela internacional Gypsy Committee Organized, no first world Romani Congress (primeiro congresso mundial cigano), realizado em Londres.

Seu significado
A roda vermelha no centro simboliza a vida, representa o caminho a percorrer e o já percorrido, a tradição como continuísmo eterno, se sobrepõe ao azul e ao verde com seus aros representando a força do fogo, da transformação e movimento.

O azul
Representa os valores espirituais, a paz, a ligação do consciente com os mundos superiores, significando a libertação e a liberdade.
O verde
Representa a mãe natureza, a terra, o mundo orgânico (subterrâneo), a força e a luz do crescimento vinculado com as matas, com os caminhos desbravados e abertos pelos ciganos. Representa o sentimento de gratidão e respeito pela terra, o que ela nos oferece, de preservação pela natureza. Simboliza também a relação de respeito por tudo que ela nos oferece proporcionando a sobrevivência do homem e a obrigação de ser respeitada pelo homem que dela retira seus suprimentos, devendo protegê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário