quarta-feira, 11 de março de 2009

ROMANÊS O IDIOMA DO POVO CIGANO

O Romanês, um idioma muito diferente do português e exclusivo deste povo, é um vocabulário que se originou pela mistura de muitos outros, resultado de suas andanças pelo mundo. É impossível vinculá-lo a um único idioma ou etnia. Conheça algumas palavras e sua tradução:

PEQUENO DICIONÁRIO ROMANÊS
Acans: olhos
Aruvinhar: chorar
Bales: cabelos
Baque: sorte, fortuna, felicidade
Bato: pai
Brichindin: chuva
Cabén: comida
Cabipe: mentira
Cadéns: dinheiro
Calin: cigana
Calon: cigano
Churdar: roubar
Dai (ou Bata): mãe
Dirachin: noite
Duvêl: Deus, Nosso Senhor, Cristo
Estardar: prender
Gadjó: não cigano
Gajão: brasileiro, senhor
Gajin: brasileira, senhora
Jalar: ir embora
Kachardin: triste
Kambulin: amor
Lon: sal
Marrão: pão
Mirinhorôn: viúva
Naçualão: doente
Nazar: flor
Paguicerdar: pagar
Panin: água
Paxivalin: donzela
Querdapanin: português
Quiraz: queijo
Raty: sangue
Remedicinar: casar
Ron: homem
Runin: mulher
Sunacai: ouro
Suvinhar: dormir
Tiráques: sapatos
Trup: corpo
Urai: imperador ou rei
Urdar: vestir
Vázes: dedos ou mão
Xacas: ervas
Xinbire: aguardente
Xôres: barbas

13 comentários:

  1. gostaria de traduzir um pequeno texto que está em portugues para o romanes vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. O portal http://www.llc.manchester.ac.uk/Research/Projects/romani/ permitirá localizar os diversos dialetos num mapa mundial e ouvir transcrições orais.

    ResponderExcluir
  3. sou cigano algulmas frses do dicionario estao
    certas mas algumas nao me add por exemplo dinheiro e raidens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo, como encontro pessas da familia? e como se escreve elê (vinho )Obrigada Abençoado Seja

      Excluir
  4. Oi, gente, estou procurando por uma cigano chamado pablo, o que deixou um comentário acima.

    Alguém tem contato com ele?

    Agradeço

    ResponderExcluir
  5. Gabi!

    Infelizmente não posso ajudá-la, não conheço o Pablo.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber qual a tradução da palavra "boronhã" nao sei se eh assim que se escreve mas a pronuncia em portugues eh essa mesmo

    ResponderExcluir
  7. Adelino,

    Vou investigar e se descobrir posto aqui.

    ResponderExcluir
  8. Como poderiamos pedir ao tradutor google para incluir alingua romani para tradução?
    Jullian

    ResponderExcluir
  9. Jullianne,

    Também não sei.
    Se descobrir me avisa, tá?

    ResponderExcluir
  10. Ola , Calin preciso encontrar minhas raízes, sei que são ciganas mas nem sei por onde começar,,tenho tido muitas visões e me avó era filho , mas minha familia se recusa a falar tenho 41 anos casada a 23, sinto correr no sangue, começei a por cartas com dez anos , claro me tiraram os baralhos ( que eram aqueles comuns) agora que sou livre tenho um baralho cigano é tudo tão espontaneo danço como se tivessem me ensinado , mas ninguem me ensinou,,,podes me ajudar?? Abençoada Seja,,,Selenna

    ResponderExcluir
  11. Sou o cigano AVALON..do clã kalon...acampado em Manaus - Amazonas...whats para grupo: 092 991157415
    tenho a esperiencia de conviver com grupos de moto clubes a muitos anos... e o respeito as diferenças fazen a harmonia e união desses grupos...tenho o desejo de aplicar tais principios aos nossos irmãos de diferentes grupos, familias e clãs...unidos, seremos respeitados e fortes...separados e cheios de intrigas continuaremos sendo mau vistos pelas sociedades. Algumas coisas tem que mudar..outras mais tradicionais tem que ser preservadas...regras tem que ser seguidas para organizar...organizar conselhos de mais antigos é um bom começo.

    ResponderExcluir