quarta-feira, 11 de março de 2009

Alecrim


















Sabemos que a natureza é rica. Nela encontramos tudo que é necessário para a vida.

Os Ciganos estes filhos das estrelas, olhavam a natureza como uma mãe que abençoa seus filhos com o que há de melhor nela.

Extraíam dela flores, ervas, frutas, água e os galhos secos para fazerem suas fogueiras e assim podiam se aquecer na noite, como também realizar seus rituais.

O alecrim é muito usado pelos ciganos não só como tempero, mas também para fazerem defumação e banhos. Esta erva traz força, pois tem qualidades que ao se tomar banho com ela, sentiam-se fortalecidos, tonificados, para mais dias de desafios. Assim é a vida dos ciganos, um desafio após o outro.

O Alecrim significa coragem e fidelidade. Representa, também, votos de ânimo, confiança e espiritualidade, sendo indicado para reuniões familiares. Porém raras flores possuem tantos significados como essa, com sua cor mística que nos transmite a idéia de conforto.

Há os que crêem que o Alecrim afasta olho gordo, outros o colocam sob o travesseiro para afastar sonhos ruins, e há quem diga que tocar a pessoa amada com alecrim faz com que o amor dela por ti seja eterno.

http://www.flores-guia.com.br/flores-alecrim/flores-alecrim_980_1.jpg

As ciganas recebiam de seus pretendentes, como sinal de paixão e amor, não outras flores, como rosas vermelhas etc., mas apenas as flores do Alecrim, que representa um agradecimento pelo que o amor dedicado lhe proporciona de felicidade. Conforme a lenda cigana, essa planta é muito significativa devido sua origem milagrosa, pois teria surgido na estrebaria em que nasceu o menino Jesus, no exato local em que Maria derramava diariamente a água utilizada para lavar o menino, brotando ali o perfumado Alecrim, que viria ser utilizado após a morte de Jesus, quando foi levado ao sepulcro, com seu corpo banhado na mais fina essência de alecrim e com uma coroa repleta de suas flores, feita por Maria Madalena, sobre sua cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário