domingo, 8 de novembro de 2009
No tempo do nazismo, os ciganos sofreram a mesma sorte dos judeus e dos homossexuais, assassinados lado a lado nos campos de concentração de Ravensbrück, Dachau, Buchenwald, Auschwitz e Birkenau.
Não se sabe bem por qual razão, os nazistas permitiram que conservassem seus instrumentos musicais.
A música serviu-lhes de último consolo.
Um sobrevivente não cigano relembra uma passagem do ano de 1939 em Buchenwald:
"De repente, o som de um violino cigano surgiu de uma das barracas, ao longe, como que vindo de uma época e de uma atmosfera mais feliz... Árias da estepe húngara, melodias de Viena e de Budapeste, canções de minha terra".
Foi na Europa central e oriental que a música cigana (vocal e instrumental) teve e continua a ter seu público mais fiel e apaixonado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Nádia,tudo bem?
ResponderExcluirEu queria pedir sua permissão com todo respeito para poder pegar informações do seu blog sobre os ciganos para colocar no meu,você se importa,se quiser visitá-lo o site é http://www.marianaloliveira.blogspot.com se não se importar,eu ja tinha pegado algumas informações,porém se não gostar ou algo do tipo eu posso tirar e procurar em outros lugares.Caso queira entrar em contato comigo,meu e-mail é mariamariana1995@hotmail.com Obrigada pela atenção.
Mariana Oliveira