domingo, 8 de novembro de 2009




























No tempo do nazismo, os ciganos sofreram a mesma sorte dos judeus e dos homossexuais, assassinados lado a lado nos campos de concentração de Ravensbrück, Dachau, Buchenwald, Auschwitz e Birkenau.
Não se sabe bem por qual razão, os nazistas permitiram que conservassem seus instrumentos musicais.
A música serviu-lhes de último consolo.
Um sobrevivente não cigano relembra uma passagem do ano de 1939 em Buchenwald:
"De repente, o som de um violino cigano surgiu de uma das barracas, ao longe, como que vindo de uma época e de uma atmosfera mais feliz... Árias da estepe húngara, melodias de Viena e de Budapeste, canções de minha terra".

Foi na Europa central e oriental que a música cigana (vocal e instrumental) teve  e continua a ter  seu público mais fiel e apaixonado.

Um comentário:

  1. Oi Nádia,tudo bem?

    Eu queria pedir sua permissão com todo respeito para poder pegar informações do seu blog sobre os ciganos para colocar no meu,você se importa,se quiser visitá-lo o site é http://www.marianaloliveira.blogspot.com se não se importar,eu ja tinha pegado algumas informações,porém se não gostar ou algo do tipo eu posso tirar e procurar em outros lugares.Caso queira entrar em contato comigo,meu e-mail é mariamariana1995@hotmail.com Obrigada pela atenção.
    Mariana Oliveira

    ResponderExcluir