quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ciganos- gitanos - tsiganes-zíngare





















Os nomes ciganos - gitanos - tsiganes-zíngare são apelidos para os romá ou romanís, dados pelos não ciganos, principalmente no Velho Mundo Euro-asiático. E chamá-los de povo rom, manush ou povo romani é a denominação correta. Ambos os vocábulos são de origem sânscrita e, significam respectivamente homem ou pessoa, sendo que o nome Rom é mais comumente atribuído ao cigano de origem oriental, mais tradicionalista; e o nome Manush é a denominação mais comum aos que estão fixados na França, com hábitos mais ocidentais e também são conhecidos como Sinti. É assim que aceitam ser identificados.
Para os ciganos, todos os estranhos à sua raça são chamados de busné, payo ou gadjé, que em romani quer dizer literalmente aquele que não é cigano.

O pesquisador Olimpio Nunes, destacou em seu trabalho "O Povo Cigano" muitos dos nomes que se seguem para designar os ciganos:


Atsincani - Grécia
Tchinganie/Tchinghiani - Turquia
Tzigani - Bulgária
Zigani - Romênia
Ciganiok/Czygany - Hungria
Zingari - Itália
Cigano - Portugal/Brasil
Cigan - Bulgária
Ciganin - Sérvia
Cygan - Polônia
Cykan - Rússia
Czygany - Hungria
Cigano - Lituânia
Zigeuner - Alemanha e Holanda

3 comentários:

  1. OI TUDO BEM SOU APAIXONADA PELO POVO CIGANO.
    VC NOS TRANSMITEM UMA MAGIA MUITO LINDA P/ NÓS.É UMA PENA QUE OS CIGANOS SÃO TÃO DESCRIMINADOS.SE EU PUDE-SE PARTICIPAR DE UMA FESTA DE VCS FICARIA MUITO FELIZ POIS VCS ME CATIVAM MUITO. UM GRANDE BJ A O POVO CIGANO E QUE A SNTA SARA OS ABENÇOEM.

    ResponderExcluir
  2. oi eu sou rom só que eu perdi tradiçao não só eu como minha familia eu queria falar romanes de novo com vcs

    ResponderExcluir