quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Filhos do Vento



























"Eles se movem como o sol e a lua.São nômades. Ou antes, são como as ondas. Estão em toda a parte .
Chegam e partem rápido.Parecem o vento. Nem momento estão aqui . No outro, sumiram.
Numa lufada, deixam traços indeléveis de sua passagem no eco de sua música , no relinchar de seus cavalos, no sorriso alegre de suas mulheres.
Não, não são o vento. São os filhos do vento!"

O texto acima faz parte de um poema escrito na Pérsia 200 a 400 antes de Cristo. Um povo é chamado Filhos do Vento e a ele se refere o autor anônimo como "o povo que veio do rio", numa alusão ao rio Sind , no norte da Índia , na região de Gujarat.
As lendas mais antigas, contadas boca a boca, falam que o povo hoje chamado de cigano originou-se dos descendentes dos anjos caídos que se juntaram com "as filhas dos homens" , conforme descrito no Livro Apócrifo de Enoque.

Uma lenda conta que os ciganos são descendentes diretos de Adão e Lilith, uma mulher anterior a Eva.Por esse motivo, os ciganos formam o único povo a não nascer com o pecado original.

Um comentário:

  1. Nádia, que "barato" isso tudo. Bate uma curiosidade imensa em mim para saber mais sobre os ciganos. Me parecem tão misteriosos, né? Aquí em Taubaté tem muitos. São nômades mesmo porque podemos perceber que são sempre pessoas diferentes que encontramos. Dificil serem as mesmas. Estou adorando essa sua disposição ao conhecimento. Como você mesmo disse, teríamos que viver "x" anos para aprender todas as coisas que nos fascinam. Um fascinante beijo cigano. Manoel.

    ResponderExcluir